"Lisboa, 1944. No calor tórrido do Verão, as ruas da capital fervilham de espiões e informadores, enquanto os serviços secretos disputam em silêncio a última partida.
Os alemães dominam a tecnologia dos foguetões e progridem na pesquisa atómica. Os aliados estão decididos a impedir que a ameaça da «arma secreta» venha a concretizar-se.
Andrea Aspinall, matemática e espia, entra nesse mundo sofisticado pela mão de uma abastada família do Estoril. Karl Voss, adido militar da Embaixada Alemã, abalado pela implicação no assassinato de um Reichsminister e traumatizado pelo desastre de Estalinegrado, chega a Portugal com a missão de salvar a Alemanha do aniquilamento.
Na tranquilidade mortal de um paraíso corrupto, Andrea eVoss encontram-se e tentam viver um amor num mundo em que não se pode acreditar em ninguém. depois de uma noite de terrível violência, Andrea fica na posse de um segredo que vai ligá-la para sempre ao mundo clandestino, do repressivo regime salazarista português à paranóia da guerra fria na Alemanha. E aí, numa Berlim gelada, descobre que os grandes segredos não estão nas mãos dos governos, mas em mãos muito próximas de si..."
Este livro é um thriller de espionagem combinado com momentos românticos.
"Escolhidos pelos serviços secretos para se integrarem nas respectivas delegações diplomáticas em Lisboa, acabam por se conhecer e apaixonar-se no Estoril e consumar a relação na capital portuguesa. E assim permanecem até ao dia em que falha o golpe para eliminar Hitler, estratégia de que Voss era cúmplice. O alemão tenta fugir, é capturado e Andreia acaba por receber a notícia de que ele havia sido morto. Grávida, casa com um oficial português, e estabelece-se por cá, pactuando com o Partido Comunista na clandestinidade. Com a morte da mãe, por doença, e do marido e do filho na Guerra do Ultramar, Andreia regressa a Londres. Volta a envolver-se emocionalmente e integra-se nos Serviços Secretos, onde a sua mãe trabalhara, descobrindo que ela fora uma espia a favor da URSS, acabando, ela própria por também o ser. Já próximo do fim da Guerra Fria, é destacada para Berlim, para se encontrar com um misterioso agente duplo, que acaba por descobrir ser Voss. A partir daqui, a história acelera, culminando num final dramático, em Londres. Com este livro, o autor conquistou o “Golden Dagger Award”."
Definitivamente os meus gostos literários não foram talhados para livros de espionagem. Apesar de ter gostado do livro até à página 299, depois foi um esforço de leitura só para não deixar o livro a meio.
(25 de Fevereiro de 2007)
Último excerto retirado do blog O Vilacondense
Sem comentários:
Enviar um comentário