quinta-feira

"O livro conta a história de Teodorico Raposo, narrador e personagem principal, nas suas desventuras por entre os caminhos afortunados da franja da burguesia altamente religiosa de Lisboa: a orfandade, muito cedo na vida; o ir viver com a tia Patrocínio, irmã da falecida mãe; os estudos das leis em Coimbra; a volta à capital, já doutor.
G. Godinho, seu avô, tinha deixado extensa fortuna – da qual apenas a titi e ele próprio seriam legítimos herdeiros – e Teodorico dedica a sua existência a fazer crer a seca velha, acérrima beata, enojada das coisas da carne, das «relaxações», casta, e santa, no seu entender, que era merecedor dos contos do comendador – materializados, ao longo das páginas, na bolsa verde da titi.
O romance ganha seus contornos mais largos quando, na casa do Campo de Santana, onde moravam, sempre cheia de visitas da Magistratura e do Clero, Teodorico consegue convencer a titi a deixá-lo fazer uma viagem a Jerusalém – já que Paris, essa terra de relaxações, primeira vontade de Teodorico, não era opção para a lúgubre senhora. É nessa jornada que conhece Topsius, um doutor germânico da História, e ao passar pelo Egipto, até à Palestina, se dá às relaxações que, a serem descobertas pela titi, poder-lhe-ão sair caras. A sua função era trazer todo o tipo de coisas santas, de religião, da terra do Senhor, e trazer a cura para todos os males da titi – uma relíquia inigualável. Teodorico decide fazer isso mesmo – com alguns desvios à norma imposta – e voltar a Lisboa para esperar a morte da velha e os contos do avô – que se poderiam perder para a Igreja, se a sua conduta fosse descoberta."
In rascunho.net

"Da intriga central - a viagem do Teodorico à Terra Santa, de onde traz, não a relíquia que prometera à tia beata, mas sim, por lapso, a camisa de dormir de uma amante - sobressai o sonho ou a viagem no tempo do protagonista, que, acompanhado pelo seu erudito amigo Dr.Topsius, assiste à pregação, julgamento e morte de Jesus.A obra, que exalta a figura humana de Cristo, como paradigma de amor e de bondade, foi considerada herética pelos sectores mais conservadores, por questionar a divindade de Cristo."
In webboom

(25 de Julho de 2007)

Sem comentários: