domingo

"«'Seria uma pena', pensou 'se o ganso se fosse embora. Seria uma grande perda para o pai e para a mãe se tivesse partido quando chegassem da igreja.'
Ao pensar isto, mais uma vez se esqueceu totalmente de como era pequeno e impotente. Deu um salto para o meio do bando de patos e pôs os braços à volta do pescoço do ganso.
- Oh não! Desta vez não vais! - gritou.
Mas nesse mesmo instante o ganso descobrira o que devia fazer para se erguer do solo. Não conseguiu libertar-se do rapaz e, por isso, Nils voou com ele.»

Assim começou a espantosa viagem de Nils Holgersson através da Suécia. Nesta história encantadora da escritora sueca Selma Lagerlöf (Prémio Nobel em 1909) está presente o mesmo toque mágico que nos comove em 'O Pricipezinho' e o maravilhoso das fábulas de La Fontaine.
Nils Holgersson, transformado em gnomo, parte para a aventura nas costas de um ganso. Com ele, partimos também nós para uma viagem pelas melhores recordações da infância."

-----------------------******---------------------
Num registo claramente de fábula e encantamento, a autora levou-me numa viagem pela Suécia da sua infância. Absolutamente maravilhosas são as suas descrições, quer de zonas e localidades, quer de usos e costumes.
Será dizer pouco que fiquei com MUITA pena de não ter lido este livro quando tinha 9 a 14 anos! Com toda a certeza que me teria enriquecido muito!
Selma Lagerlöf... um nome a reter, a ler e reler!
(24 de Junho de 2007)

Sem comentários: