quinta-feira

Sinopse:
Depois de Milu e Rantanplan, há que integrar o protagonista desta história no panteão canino.
Na senda de La Fontaine, Louis de Bernières escreveu uma fábula enternecedora com um protagonista inesquecível: um cão sem morada ou destino fixos, apaixonado pela liberdade e pelos espaços amplos, um nómada louco por aventuras que não gosta de vínculos ou constrangimentos. De facto, O Cão Vermelho está longe de ser um cachorrinho mimado; ele é fedorento, impulsivo, independente… e tem a característica muito especial de tocar as vidas de todos os que encontra no seu caminho.
Numa linguagem delicada e ligeira, Louis de Bernières pinta um retrato tocante, baseado num facto real (O Cão Vermelho existiu mesmo), cheio de personagens inesquecíveis e tendo por palco um cenário arrebatador – o da Austrália profunda.
Um terno romance de evasão que se recomenda aos leitores de todas as idades.
"No início de 1998 fui a Perth, na Austrália, com o objectivo de participar num festival literário. Previamente acordada estava também uma visita a Karratha, onde deveria integrar um jantar literário. Karratha é uma cidade mineira, no norte. Composta por vastas áreas de terra vermelha, rocha e mato, a paisagem é extraordinária. Imagino que Marte deve ser semelhante. Decidi explorar a zona e descobri uma estátua de bronze - o Cão Vermelho - nas imediações da cidade de Dampier. Senti imediatamente que tinha de desvendar o passado daquelecão fabuloso. Regressei alguns meses mais tarde e passei duas maravilhosas semanas a recolher histórias sobre ele evisitar os lugares por onde ele passara, escrevendo à medida que viajava. Espero que o meu gato nunca descubra que escrevi uma história em honra de um cão."


Críticas da Imprensa:
“O Cão Vermelho é de Bernières vintage, com abundante humor, compaixão e respeito.”
The Financial Times


“A curta e muito doce ‘biografia’ de De Bernières de um altamente cativante animal é de um deleite especial.”
The Observer

A minha opinião:
Um pequeno livro de bolso muito agradável de se ler. Retrata a história de vida de um cão que percorreu o Nordeste da Austrália e por toda a Austrália era conhecido. Um cão que era de todos e de ninguém.
Viajado, perfumado, carinhoso, teimoso e com muitas mais qualidades e defeitos o que o fez impossível de não ser amado!

Outras informações:

Quando o escritor Louis de Bernières esteve na Austrália, se deparou, na pequena cidade de Dampier, com a estátua de um cão; interessou-se tanto por sua história que acabou escrevendo um livro contando as aventuras de Red Dog, que costumava viajar — sozinho — pelo estado da Austrália Ocidental.
(31 de Outubro de 2007)

Sem comentários: