domingo


'Na minha morte' é a história às vezes cómica, à vezes grotesca do esforço decidido de uma humilde família rural para cumprir a promessa que o pai fez à esposa moribunda: Addie Bundren deseja ser enterrada junto à sua família, a cerca de 80 quilómetros de onde mora. Esta viagem, atrasada pelas inundações e pelo fogo e seguida por uma crescente nuvem de moscardos, demora nove dias.
Durante toda a sua absurda e quixotesca prova, os membros da família demonstram um profundo respeito pelo desejo da mãe, mas também eles têm os seus próprios desejos e talvez os possam satisfazer nesta oportunidade de visita à cidade.
Recorrendo ao monólogo interior e alternado de quinze narradorescom vários grau sde coerência e intensidade emocional, William
Faulkner explora aqui com grande intensidade a natureza da dor, da comunidade e da família.

--------------------------------******--------------------------------
A história é relatada pelas personagens, sendo o livro apresentado sob a forma de pequenos relatos sobre o que aconteceu, sob os mais diversos pontos de vista.
Ao longo do livro vêem-se acontecer os mais diversos infortúnios a esta família, que no início, pensamos que apenas estão a fazer esta dura e longa viagem para respeitar o desejo a falecida mãe da família Bundren.
No entanto, vai-se lentamente descobrindo que esta viagem tem um outro propósito, uma finalidade muito mais egoísta e individualista do que poderíamos pensar!

(20 de Maio de 2007)

Sem comentários: