sexta-feira


O livro é constituído por três partes, três textos que não são mais do que discursos que o autor apresentou em conferências.
O primeiro texto refere-se aquando de uma conferência a 23 de Janeiro de 2002, onde Amos Oz começa a explicar o porquê de ele ser um especialista em fanatismo, dizendo mesmo que "A minha pópria infância em Jerusalém tornou-me especialista em fanatismo comparado" (pág. 9). Depois começa a caracterizar o 'fanático' e qual a melhor estratégia para lutar contra o fanatismo/fanático, ou mesmo a melhor estratégia para o 'conter um pouco'.
O segundo texto refere-se ao conflito palestiniano-israelita. Os 'porquês', os 'onde' e os 'quandos' desta luta por um país - a Palestina. Chegando mesmo a propor uma solução para o fim deste conflito, mas sem deixar de referir quais as consequências que esta 'solução' teria.
No terceiro e último texto (conferência de 17 de Janeiro de 2002), o escritor explica porque é que se tornou escritor - "(...) por causa da pobreza, da solidão e dos gelados (...)". :-)
(24 de Maio de 2007)

Sem comentários: