quinta-feira

O homem que se dedica a tirar dúvidas numa esquina ou aquele que vende corações são apenas duas das várias personagens interessantes e peculiares que podemos conhecer em "E se amanhã o medo".
Com este livro, incluído na colecção Outras Margens da Editorial Caminho, o jovem escritor Ondjaki regressa ao conto, género literário que já não publicava desde 2001, ano em que foi publicada a obra 'Momentos de aqui'.
São vinte os pequenos contos que constituem o livro, galardoado em 2004 com os prémios literários Sagrada Esperança e António Paulouro, e encontram-se agrupados em duas partes, às quais Ondjaki chamou 'Horas Tranquilas' e 'Conchas Escuras', expressões retiradas do romance de 1975 'Lavoura Arcaica', de Raduan Nassar.
Conto a conto, o escritor Angolano envolve-nos num imaginário africano de uma certa magia romântica muito ligada à terra e à natureza, de uma simplicidade só conhecida em obras de alguns outros autores africanos.
O escritor de apenas 28 anos, nascido em Luanda e que se licenciou em Sociologia em Lisboa, alia ao imaginário africano uma série de outras influências.
----------------------******------------------------
É um livro pequenino de um autor que eu desconhecia a obra mas que achei os seus contos simplesmente deliciosos!
Gostei particularmente dos seguintes contos:
- Jangada para Longe
- Coração de porco
- A confissão do acendedor de candeeiros. (Este foi sem dúvida o meu favorito!)
- Na encruzilhada (simplesmente hilariante ;-) )
- A velha
- A filha da sogra (Dei algumas gargalhadas com este conto. Excerto: "(...) deviam atribuir-lhe um prémio. A sogra-boeing. A sogra-space-shuttle. Um prémio, sim: o Nobel da pseudo-aviação.")
(28 de Julho de 2007)

Sem comentários: