sexta-feira

Sinopse:

Autora nomeada e finalista do NATIONAL BOOK AWARD. O lugar para onde fugimos quando todas as paredes desabam sobre nós, é muitas vezes exactamente o que temos que rejeitar para poder sobreviver. Quando a culpa nos persegue, a vingança parece esconder-se em todas as sombras.

Danny era um jovem popular e promissor. Howie era obeso, solitário e objecto de chacota. Os dois primos ficaram marcados na adolescência por uma brincadeira com consequências trágicas que mudou as suas vidas para sempre. Principalmente a da vítima, Howie. Vinte anos mais tarde, Howie pede ajuda a Danny para restaurar um castelo na Europa de Leste. Aparentemente os papéis inverteram-se: o popular Danny é agora um desempregado a fugir de cobradores a quem nunca devia ter pedido dinheiro. E Howie é um excêntrico milionário da alta finança que sonha criar o mais invulgar retiro alguma vez imaginado. O castelo, agora em ruínas, é um lugar afundado numa herança de sangue e orgulho, invocando todos os elementos do gótico: um lago, catacumbas secretas, uma velha baronesa e uma torre misteriosamente intacta...
Após a sua chegada, Danny começa a perceber que cometeu um erro terrível: aquele refúgio perfeito transforma-se no único lugar de onde se devia manter afastado para sobreviver. Num ambiente de total paranóia, a ruína torna-se no cenário ideal para a derradeira vingança de Howie. Desta vez, uma brincadeira com resultados ainda mais catastróficos.
Enquanto isso, um homem cujo nome desconhecemos encontra-se numa prisão de alta segurança por ter cometido um crime misterioso. Na sua cela, escreve uma história inesquecível: a de dois primos que se reencontram vinte anos mais tarde para restaurar um castelo em ruínas na Europa de Leste...


Críticas da imprensa:
"Nesta novela Neo-gótica, Egan mostra que a imaginação é a maior de todas as drogas. Uma lufada de ar fresco na literatura contemporânea."
The New Yorker

"A Ruína, está a conseguir maior atenção da imprensa mundial do que o seu anterior livro, finalista do National Book Award."
Bookmarks Magazine

"Uma novela assim tão atrevida faz-nos pensar num dos mistérios mais tenebrosos. O mistério da percepção e da incerteza: onde começa a imaginação e termina a realidade... ou onde se cruzam?"
The Los Angeles Times

"Egan é uma escritora excepcional e inteligente. Umas das vozes mais interessantes da literatura contemporânea."-The Washington Post
"Visionário, hiper-realístico! O poder criativo de Egan em velocidade cruzeiro. A Ruína lê-se como Kafka, Calvino ou Poe, onde o absurdo cruza o surreal."-Elle
"Cativante. Ao terminarmos a leitura ficamos espantados com o quão real ela tornou este livro... perturbante, fantástico... credível."
The Oprah Magazine


A autora:
Jennifer Egan nasceu em Chicago e cresceu em San Francisco.
Frequentou a Universidade de Pennsylvania e o St John's College em Cambridge.
Nota:
Este livro, cujo título original é "The Keep" tem uma página na internet.


A minha opinião:
Esta sinopse leva ao engano do leitor. Enganou-me e bem! Eu a pensar que ia ler um fantástico thriller e eis que surge algo completamente diferente.
A história do castelo e dos dois primos foi por vezes contagiante e envolvente, mas de repente vemos que nada desta história é real! O que eu pensava que era o enredo principal torna-se de repente em algo secundário, e o verdadeiro enredo principal o que é na verdade real vais-se revelando aos pouquinhos.
A realidade é que um homem, de seu nome Ray e que está preso por ter morto um homem, está a escrever a história dos dois primos e da renovação de um castelo em hotel.
Mas tenho que confessar que por vezes a leitura torna-se um pouco estagnada e tive mesmo de fazer um esforço para continuar. Mesmo assim gostei muito mais do enredo secundário do que o correspondente à realidade. Isto deve-se com toda a certeza à minha veia de romântica que ficou muito insatisfeita no fim.
(19 de Outubro de 2007)

Sem comentários: