domingo

Sinopse:
Qual a relação entre Isaac Newton e uma série de crimes ocorridos na universidade de Oxford, em 2006? Mergulhe no mundo da alquimia, da ciência, da astronomia e do ocultismo num empolgante mistério que nos faz recuar 300 anos.

Na cidade de Oxford, uma jovem é brutalmente assassinada e, em lugar do coração, o assassino deixa uma moeda de ouro antiga. Vinte e quatro horas depois, outra jovem é morta e encontrada com uma moeda de prata no crânio vazio.
Laura, uma jornalista especializada na cobertura de crimes, e Philip, fotógrafo da polícia e pai da sua filha, envolvem-se na investigação destes crimes. Juntos descobrem que estes assassinatos são parte de um ritual que remonta ao século XVII e que envolve personalidades distintas, como Sir Isaac Newton, em busca da Pedra Filosofal.
Numa luta desesperada contra o tempo, Laura e Philip tentam evitar que o criminoso complete a série de assassinatos rituais, sem saberem que o último alvo pode estar demasiado próximo...
Equinócio é um thriller fascinante que atravessa séculos, desvenda mistérios da alquimia e da astrologia e aborda a demanda pela Pedra Filosofal.


Críticas da imprensa:
«Michael White consegue criar mistério de uma forma absolutamente original. A leitura deste livro irá, sem dúvida, exercer uma atracção mágica no leitor.»
Sydney Morning Herald

«Equinócio é um apaixonante encontro entre misticismo e crime… um romance cativante que nos faz olhar de uma maneira diferente a literatura.»
The Bookseller


Sobre o autor:
Possui uma página na internet- AQUI
Michael White foi músico profissional, professor de ciências, colunista, editor de ciência da revista GQ e consultor da série The Science of the impossible, do canal Discovery.
Membro honorário da Universidade de Curtin, no departamento de Investigação, vive na Austrália, com a mulher e os quatro filhos. Equinócio é o seu primeiro romance.


A minha opinião:
Este livro retrata Isaac Newton (de uma forma muito curiosa e com base em factos reais) e a sua demanda pela Pedra Filosofal, através da Alquimia, da ciência, da astronomia e do ocultismo. É a partir de Newton, dos seus actos e suas consequências, que uma autêntica bola de neve se forma até chegar ao seu culminar em 2006.
No início não senti este livro a 'agarrar' a minha atenção pois acho que, apesar da descrição dos incríveis assassinatos a acção tornou-se lenta, quase um arrastar de acontecimentos. O autor apresentava um acontecimento ou facto ficcionado e 'espremeu-o' ao máximo, só depois passando à acção seguinte. Mas achei muito criativa a relação entre os assassinatos e a astronomia.
No entanto, nas últimas páginas consegui gostar bastante da história, absorvendo-me a atenção por completo como um bom livro deve fazer. O segundo e último ponto negativo deste livro é que, na minha opinião, o mau da fita foi demasiado óbvio.
Apesar disto tenho que dizer que é uma leitura razoável. Não posso considerá-lo um bom thriller, mas sim um bom livro para entreter.
Um aspecto tremendamente positivo é a quantidade de factos reais presentes nesta ficção (alguns um pouco alterados como é obvio) e o cuidado que o autor, Michael White teve em explicar aos leitores certos pormenores num último capítulo chamado "Os factos por detrás da ficção". Fiquei atónita com o que aprendi através deste último capítulo!
(28 de Setembro de 2007)

Sem comentários: